ENTRE BLOGS

terça-feira, 29 de setembro de 2009

COMER JUNTINHOS....

No final de semana após participar do culto refleti muito sobre família em geral, e estive pensando sobre hábitos antigos que minha família tinha.
Todos, ou quase todos os domingos a família se reunia na casa de minha fofa vovó Romilda, ela preparava um macarrão e um franguinho deliciosos. Meu avó fez uma mesa redonda de cimento num local que ficava nos fundos da casa e era uma lavanderia. Sentávamos todos, conversávamos e comíamos como uma original família italiana. Falávamos alto....rsrs. Quem ouvia de longe poderia até imaginar que estávamos brigando.
Lembrei-me que na minha adolescência eu não dava muito valor à essa "reunião". Fato esse que talvez seja considerado como normal. Mas outro fato é que isso causou sim um efeito em mim. Hoje sou mãe de duas meninas e lembro-me que quando ainda estava grávida da minha primeira filha eu disse a meu marido que seria muito importante que sempre fizéssemos pelo menos uma refeição ao dia em família.
Hoje praticamos isso em casa e é muito bom. Oramos juntos e depois nos alimentamos e conversamos juntinhos.
Ao refletir sobre a Palavra de domingo (JOÃO 4) pensei que aquela mulher samaritana talvez não tivesse tido uma família como a que eu tive e que era uma mulher muito solitária.
O fato de nos sentirmos próximos à nossa família nos traz um alento ao coração.
Jesus demonstrou que as refeições são importantes. Por diversas vezes comeu junto com seus discípulos e numa ocasião após sua ressurreição até preparou um delicioso café da manhã para eles na praia.
Devemos levar isso a sério... e incentivar também os nossos alunos nas aulas da Igreja.
Vamos reavivar isso em nossa sociedade começando em nossa casa, irmãos!

Uma pesquisa da Universidade de Columbia nos Estados Unidos publicada na famosa revista Time demonstrou que partilhar o pão e conversar produzem efeitos maravilhosos nas pessoas.
O resultado das pesquisas: quanto mais refeições em família, menos os filhos fumam, bebem, se drogam, ficam deprimidos ou desenvolvem problemas alimentares e mais se dão bem na escola, comem alimentos saudáveis , atrasam a iniciação sexual e enriquecem o vocabulário. Porque?
Comer é a origem da sociabilização. Em torno da mesa as crianças aprendem, por exemplo, que seu prato preferido não será servido todos os dias - uma lição sobre a necessidade de ceder e chegar a denominadores comuns, que vale para todas as esferas da vida.
Comer sentado é aprender cultura. Uma refeição é um momento para se discutir sobre projetos, falar da vida. Se a família se dispõe a isso, é sinal de que há preocupação com cada membro do grupo. Cada um se sentirá valorizado pelo convite.

Vamos nos reunir sempre com nossa família para as refeições, irmãos!
Jesus nos demonstrou essa necessidade!



NOÇÕES DE HIGIENE

Refletindo sobre a situação atual na Comunidade onde sirvo a Jesus, cheguei a conclusão que devemos ensinar às crianças, além dos hábitos relacionados à vida espiritual, hábitos de higiene e comportamento, no geral. Muitas famílias perderam o sentido de "lar" e não conseguem conviver com os próprios filhos, isso causa um afastamento e, por consequência, algumas coisas básicas, como cuidados de higiene não são passados às crianças.
O Ministério com Crianças nas igrejas podem ajudar as crianças também nesse sentido. Podemos criar uma música bem básica e, cantando, mostraremos gravuras para ensinar as crianças como fazer para conservar uma higiene que vai ajudá-las também com sua saúde.