ENTRE BLOGS

sexta-feira, 14 de março de 2014

DEVOCIONAL COM AS CRIANÇAS - Série - 15 de março


AJUDANTE DO DIA !

Sugestão para Cartaz de Ajudante do Dia !


DEVOCIONAL FAMILIAR COM AS CRIANÇAS - Série - 14 de março - Instruções

Hoje pela manhã o Senhor colocou no meu coração, após a leitura de um texto, sobre a importância de fazer devocional com a família.
Passarei a postar uma devocional diária, com um assunto, um breve texto e um versículo.
Abaixo, seguem as instruções que formulei após algumas leituras de materiais que encontrei:

1º ) Separe um tempo definido para o estudo da Palavra de Deus. Se o papai não puder direcionador o estudo a mamãe direcionará. (Provérbios 1:8)

2º) O horário deve ser apropriado para todos. Quando temos somente filhos pequenos, o melhor horário é a hora de dormir. Quando temos filhos maiores que tem muitos compromissos, o ideal, se possível, é pela manhã.

3º) O estudo deve ser adequado à idade dos membros da família. Para crianças com menos de 4 anos devem ser apenas alguns minutinhos lendo um versículo bem simples ou cantando um cântico. Conforme vão crescendo vá propondo uma passagem mais longa ou atividades.

4º) Não pregue para os seus filhos. O tempo deve ser agradável a todos.

5º) Se sua família gosta de cantar, alguns dias podem ser com cânticos e louvores.

6º) Quando for ler a Bíblia, use passagens que as crianças possam entender com facilidade.

7º) Quando achar que um filho está com problemas, faça perguntas amáveis e analise a questão pelas respostas. Procure a resposta para os problemas na Palavra de Deus.

8º) Tente memorizar versículos em família. Seus filhos sempre lembrarão dos versículos que aprenderam em família. Há várias idéias para memorizar versículos.

    

9º) Vocês podem também contar histórias de missionários e testemunhos.

10º) Compartilhem pedidos de oração. Você pode até fazer um caderno para isso!
Algumas idéias:

 

Espero ter ajudado, para a glória de Deus!
A seguir, postarei a primeira sugestão de devocional.




quinta-feira, 13 de março de 2014

VESTIDO DE PÁSCOA - Uma história da APEC

Amei essa história !

Vamos lá fazer ?





LEMBRANCINHA DE PÁSCOA



Gostei muito dessa lembrancinha. É bem facinha de fazer! Tirei do blog http://evangeliza1.blogspot.com.br

CENÁRIO PARA FAZER COM AS CRIANÇAS PARA A PÁSCOA !

Após ensinar a Lição sobre a Páscoa que já postei. Você pode fazer esse material com as crianças. Elas podem te ajudar ! Achei muito lindo !








DEVOCIONAL PARA AS CRIANÇAS

Fiz o download de um guia para devocional com as crianças.
Esse guia fazia parte de uma campanha da Videira, mas serve para nos orientar.
Pensei em fazer em casa com as crianças, amei os temas.

Vamos fazer em casa?




























quarta-feira, 12 de março de 2014

MAIS UMA BRINCADEIRA ANTIGA - Brincadeira do Elástico

material - 2 M DE ELÁSTICO DE COSTURA

COMO BRINCAR

Amarre as pontas do elástico. Dois participantes serão os apoios do elástico. Distantes cerca de um 1,5 m, os apoios encaixam o elástico na altura dos tornozelos e abrindo as pernas de maneira que se forme um retângulo paralelo ao chão. As crianças que ficam de fora alternam os pulos para o lado de dentro, fora e sobre o elástico sem enroscar os pés. 


Quando terminar a sequência, o elástico sobe um nível e vai para a altura dos joelhos, depois para as coxas e quadris. Normalmente é preciso dar uma corrigida no nível do elástico por causa da diferença de altura entre as crianças. 



Quando um dos participantes erra é a vez de outro jogador começar a sua sequência. As coreografias dos pulos variam tanto quanto a criatividade e a energia dos participantes permitirem. 


terça-feira, 11 de março de 2014

ESTUDO SOBRE A PÁSCOA

Estudo: “A Páscoa”
1- Objetivo: Ensinar para as crianças que Jesus é a verdadeira Páscoa. Ele é o Cordeiro Pascal que foi morto para nos dar vida!
2- Quebra-Gelo: Quando você ouve a palavra “páscoa” o que vem à sua mente?
3- Versículo para Memorizar: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. João 1:29
4- Referência Bíblica: Êxodo 12
5- Mensagem: A Páscoa está chegando! A maioria das pessoas pensa em coelhos e chocolates. Os coelhos são muito fofinhos, e é muito gostoso comer chocolate. Aliás, não precisamos ter uma data certa para comer chocolate, a única diferença é que o chocolate, nessa data, é feito no formato de um ovo. Mas qual é a origem dos ovos de páscoa? Era costume, em todo mundo, presentear as pessoas com ovos de galinha, ganso ou codorna. Esses ovos eram pintados à mão, com cores bem vivas e alegres. O coelho passou a ser símbolo da páscoa também, mas o que todos dizem é que o coelho representa a fertilidade, pois os coelhos geram muitos filhotes. O ovo era considerado símbolo de vida, o chocolate significa força e energia. Mas, na verdade , o significado da Páscoa tem a sua origem na Palavra de Deus, e não tem nada a ver com ovos de chocolates ou coelhos. Vocês se lembram da história do povo de Israel, quando eles viviam no Egito, como escravos? E o Senhor mandou pragas para que faraó deixasse o povo de Israel sair do Egito? Vocês se lembram de algumas delas? A última praga foi a morte de todos os primogênitos (filhos mais velhos), de cada família egípcia, inclusive a morte do filho do faraó. As crianças israelitas não morreram, porque o sangue de um cordeiro foi derramado nos batentes das portas das suas casas. Depois que aconteceu isso, faraó deixou os israelitas saírem do Egito. Eles foram libertos da escravidão. Por causa desse grande livramento, a Páscoa passou a ser comemorada, como a noite que Deus poupou Israel, salvando suas crianças e libertando a todos! O Senhor disse como a Páscoa deveria ser comemorada: “O cordeiro será sem defeito, macho de um ano; podereis tomar um cordeiro ou um cabrito… naquela noite, comerão a carne assada no fogo; com pães asmos (sem fermento)e ervas amargas a comerão… Comemorem esse dia como festa religiosa para lembrar que eu, o Senhor, fiz isso. Vocês e os seus descendentes devem comemorar a Festa da Páscoa para sempre.” . Essa celebração recebeu o nome de Pessach, que em hebraico significa passagem, nesse caso da escravidão à liberdade. Daí­ surgiu a palavra Páscoa. Por que comemoramos a Páscoa hoje? Jesus veio aqui na Terra, para nos reconciliar com Deus e nos libertar da morte e do pecado. Ele foi humilhado, maltratado e morreu como um cordeiro. Depois ele ressuscitou no terceiro dia, e hoje ele vive! Deus enviou seu filho unigênito (único), sem defeitos. Jesus é como aquele cordeiro da Páscoa dos hebreus. Todos os que aceitam seu sacrifício são libertos da escravidão do pecado e da morte, assim como os Hebreus foram libertos pelo sangue dos cordeiros passado nas portas.
6- Aplicação: Jesus ressuscitou na Páscoa. Ele deu novo significado a esta data. Ele trouxe a “boa-nova”, esperança de uma vida melhor, trouxe ensinamentos para que o povo se libertasse do sofrimento e do mal. Ele morreu para nos dar a vida eterna! A sua ressurreição simboliza o início de uma vida nova, uma vida liberta da escravidão do pecado! (Líder, faça o apelo pra quem ainda não aceitou Jesus como seu Senhor e Salvador).
7- Atividade: Celebre a Páscoa com as suas crianças. Use carne assada ( ou salgadinho de bacon), ervas amargas (verduras amargas), pão sem fermento (ou pão sírio) e para tomar, suco de uva. Explique o significado às crianças: o cordeiro, que simboliza Cristo, sacrificado em favor da humanidade, o pão asmo, o nosso Senhor Jesus, que morreu por nós sem nenhum pecado, o vinho, simbolizando o sangue que Jesus derramou na cruz para nos salvar da morte, ervas amargas, representam a escravidão, serviam para lembrar o povo judeu como era ruim a escravidão no Egito, e hoje nos lembram como é ruim, ser escravos do pecado.
8- Comunhão / Encerramento
ESTUDO RETIRADO DO BLOG DA PASTORA MIRIAN GALLI DA IGREJA ÁGUA VIVA. MAUÁ. SÃO PAULO.   http://miriangalli.blogspot.com/