ENTRE BLOGS

sábado, 8 de agosto de 2009

PEDIDOS DE UM FILHO - REFLEXÃO PARA OS PAIS

1.Pai, não me dê tudo que peço.Às vezes peço somente para obter, para compensar, para chamar sua atenção.
2.Não me dê ordens. Se ao invés de ordens me pedisse as coisas com firmeza e carinho eu as faria rapidamente e com muito mais alegria.
3.Não me faças promessas. Se me prometer, cumpra as boas e más promessas. Se me prometer um prêmio, dê-me, mas também me dê o castigo, se prometido.
4.Não me corrijas as faltas diante dos outros, ensina-me a ser melhor quando estivermos sozinhos e com seu exemplo.
5.Não me compare com ninguém, principalmente com meu irmão ou irmã. Se me fizer sentir pior que os outros eu sofrerei muito mais.
6.Não grite comigo.Respeito-o mais quando você fala comigo e não me força a gritar também.
7.Deixe-me andar com meus próprios pés,ter minhas próprias emoções. Se você fizer tudo por mim, eu jamais terei a alegria de poder aprender.
8.Quando estiver enganado em alguma coisa, admita-o, pois crescerá muito mais a minha estima por você, e isso me ensinará a reconhecer meus próprios erros.
9.Trata-me com a mesma amabilidade e cordialidade com que trata seus amigos, assim aprenderei com você o valor do respeito e da amizade.
10.Quando eu estiver atravessando momentos difíceis, ajude-me.Tente me compreender. Demonstre o seu amor por mim. Gosto de sentir que sou amado. Preciso de segurança para crescer. Atenda meus pedidos, pois só assim serei capaz de ser feliz.

A NUVENZINHA TRISTE

-Vocês já olharam o céu? Já viram quantas nuvens? Elas são branquinhas como algodão. A sua casa é no céu. Lá moram muitas nuvens. Elas mudam de forma quando o vento sopra. Elas vão se ajuntando e se parecem com pessoas, animais, árvores, estrelas e com muitas coisas mais.Mas havia uma nuvenzinha muito triste. Ela já estava cansada de ser nuvem. Ela não estava feliz por Deus tê-la criado sendo uma nuvem.- Então ela viu uma borboleta colorida voando, voando. E ela pensou:- Eu poderia ser uma borboleta!Ela se espichou daqui e dali e...- Logo se transformou numa borboleta. Que bom! Agora ela parecia com uma borboleta. Ela podia voar pra lá e pra cá. Mas, a borboleta não podia voar mais alto. E ela então se cansou de ser borboleta.- Mais tarde, ela viu um avião a jato voando pelos ares. E ela pensou:- Eu poderia ser um avião a jato para viajar a muitos lugares!- E ela se espichou daqui e dali, transformando-se em um avião a jato. Agora sim ela poderia ser feliz. Afinal, agora ela poderia voar bem alto, conhecer muitos lugares, muitas pessoas. Mas, ela logo se cansou de voar, de ir para longe das outras nuvens. Ela ficava tão sozinha!- Então ela viu um balão colorido. Ela ficou impressionada com a altura que ele voava, era tão bonito e voava tão alto! As crianças riam e brincavam com ele, parecendo tão felizes!A nuvenzinha resolveu então ser um balão.- Foi se espichando dali e daqui, até que se transformou num balão. E quando o vento soprava, o balão voava bem alto. Mas ela se cansou de ser balão. As crianças não se alegravam mais com ela!- E numa noite, ela viu a lua brilhando no céu. Ela também quis ser lua.- Espichou daqui e dali, ela se transformou numa lua bem bonita. Mas, a vida da lua não era muito boa. E, ela, se cansou de ser lua.A nuvenzinha já estava desanimada por procurar ser tanta coisa e não conseguir ser feliz.As outras nuvens começaram a conversar com ela, para saber a razão de sua tristeza. Então ela explicou que já havia transformado em tantas coisas e nada havia lhe trazido alegria.- Então ela começou a chorar. Suas lágrimas foram caindo, caindo... como gotinhas de água em cima da terra, do campo, das flores e logo o capim foi crescendo e ficando verdinho, as flores foram se abrindo alegrando o jardim.- E a nuvenzinha foi ficando alegre e compreendendo como era importante ser uma nuvenzinha. Ela já não queria ser outra coisa. A borboleta, o avião. O balão, a lua, cada um tinha sua função, cada um era importante.Por isso devemos ser felizes como Deus nos fez. Nós somos importantes também.A nuvenzinha descobriu como era maravilhoso ser uma nuvem. Deus criou a nuvenzinha para nos dar chuva, que molha a terra, o campo, dando alimento para as pessoas e os animais. Assim através de suas gotinhas ela descobriu que podia alegrar muita gente e se tornou feliz.

VISUAL - ZACARIAS E IZABEL - O AMIGO DE DEUS CONFIA EM SUAS PROMESSAS


Visual para a História - O amigo de Deus confia em suas promessas
Zacarias e Izabel

História Bíblica - O Amigo de Deus confia em suas promessas

História Bíblica
Lucas 1.5-25
Leitura Bíblica: Lucas 1:5-14, 18-20; 3:21-22
Zacarias era sacerdote. Ele e sua esposa Isabel, amavam a Deus e eram fieis a ele. Eles já estavam velhinhos e não tinham nem um filho.
Certa vez, quando Zacarias estava no templo, apareceu o anjo Gabriel e disse que ele teria um filho, com o nome de João que teria uma tarefa especial. Zacarias não acreditou, e por isso ficou mudo! Zacarias e Isabel ficaram felizes com o nascimento do filho. Eles foram abençoados! João Batista falava sobre o arrependimento e testemunhava de Jesus. Ele batizava as pessoas no rio e ate batizou Jesus!

LOUVOR - EM TEU TEMPO - SLIDE


EM TEU TEMPO - TURMA DO PRINTY
LINDO LOUVOR....

LOUVOR - EU TE AMO - SLIDE



EU TE AMO - TURMA DO PRINTY
LINDO LOUVOR QUE DEVE SER USADO COM GESTOS....

LOUVOR - SUBINDO, SUBINDO - SLIDE


Esse louvor conta a história de Zaquei, é muito lindo!

LOUVOR - CASA NA AREIA - SLIDE




Casa na Areia - Turma do Printy
As crianças amam!

LOUVOR - CAMINHANDO EU VOU - SLIDE




Louvor bem antigo, mas produz um efeito ótimo com as crianças! Enquanto os ministros cantam, podem pedir que as crianças caminhem pela sala.... e mudar também a letra, da forma que quiser.

LOUVOR - EU SOU LIVRE - RONALDO BEZERRA - SLIDE

Esse louvor é usado no culto de adultos, mas as crianças amam!

LOUVOR INFANTIL - ESTE É O DIA - SLIDE PARA MULTIMÍDIA

Esse louvor é bem conhecido... As crianças adoram!

VISUAL - MATERNAL - OS DOZE AMIGOS

Visual para ser utilizado com a historinha dos "Doze amigos" para o maternal.

ATIVIDADE SOBRE A HISTÓRIA DOS DOZE AMIGOS DE JESUS - MATERNAL


Essa atividade deve ser usada com a historinha do maternal "Os doze amigos". Os pequeninos vão adorar....

KIT PARA MATERNAL - OS DOZE AMIGOS



Esse kit é para maternal.
O objetivo é ensinar que os apóstolos de Jesus eram doze e que Jesus não diferencia pessoas.
Muito legal para usar com os pequeninos....

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

O PORQUINHO DIZIMISTA


Essa história mostra a importância de ser dizimista.

História de Eliane Bispo tirada de http://escoladominical.net/forumAdaptada e ilustrada por Pastora Gabriela Pache de Fiúza.Material produzido para a Igreja Boa Semente. Proibida impresão para venda ou comercialização.
FIGURA 1
Em uma floresta moravam três porquinhos Bola, Bolinha e Bolão com sua mãe Dona Porca Maricota.Ela ensinava os porquinhos a serem obedientes, agradarem a Deus e dar o dízimo, que é 10% de todo dinheirinho que os porquinhos recebem, pois a cada mês ganhavam uma mesada.
FIGURA 2
Bola gostava muito de bala e sempre que ganhavam um dinheirinho, comprava tudo de bala. Ele nem se lembrava de entregar o dizimo. Era só pegar nalguns trocadinhos que já corria pra o Quiosque de Dom Porquinoco comprar tudo em balinhas.
FIGURA 3
Bolinha às vezes dava o dízimo, mas geralmente se lembrava de dar o dízimo depois que o dinheiro tinha acabado. Aí ele pensava:-Puxa esqueci de novo de separar e entregar o dízimo! Bom da próxima vez eu separo. E assim entregava às vezes e outras não!
FIGURA 4
Bolão era o único porquinho fiel. Sempre que recebia algum dinheiro, antes de comprar qualquer coisa perguntava para sua mãe quanto tinha que tirar de dízimo e o separava com maior prazer. Ele queria ser um porquinho obediente a Palavra de Deus. Amava honrar ao Senhor com tudo que chegava na sua mão!Um dia os 03 porquinhos conversaram com sua mãe e disseram que queriam ter sua própria casa, a mãe permitiu desde que fosse construída perto da casa dela.
FIGURA 5
Bola não tinha dinheiro para comprar bons materiais, era muito preguiçoso e achava bem mais fácil e de menos esforço construir uma casinha de qualquer jeito. Então juntou palha nos campos vizinhos e construiu sua casa, acabou mais rápido dos que os seus irmãos e dedicou o resto do tempo brincando e comendo balinhas.
FIGURA 6
Bolinha resolveu fazer uma casa de madeira, porque também não tinha muitos recursos e não queria ter muito trabalho. Logo terminou e se junto ao Bola pra brincar e tirar sarro do irmão Bolão que trabalhava com muito entusiasmo.
FIGURA 7
Bolão demorou um pouco mais para construir sua casa, pois como era fiel no dízimo Deus dava a ele muita sabedoria, então resolveu fazer a casa de tijolos. Também podia se ver claramente que Deus o tinha abençoado muito!
FIGURA 8
Num belo dia o lobo Devorador estava andando pela floresta quando avistou a casa dos porquinhos, ele pensou: Hum… que delícia hoje vou ter uma saborosa refeição!Então parou em frente à casa de Bola e começou a soprar…Ele dizia:
- Soprarei, soprarei, e esta casa derrubarei….BusssshhhhhhhhhhhhNão precisou soprar muito e a casa desabou. Bola ficou muito assustado, saiu correndo para a casa de Bolinha e o lobo Devorador atrás.
FIGURA 9
-Ahhhhhh, hoje é o meu dia de sorte!! -Dizia o Devorador.- Dois deliciosos porquinhos!- Soprarei, soprarei, e esta casa derrubarei….Busssshhhhhhhhhhhh
Ele soprou, soprou, soprou e Tibum a casa caiu no chão.Os dois então saíram correndo para a casa de Bolão e o lobo Devorador atrás.
FIGURA 10
- É agora que eu como estes porquinhos!- Soprarei, soprarei, e esta casa derrubarei….BusssshhhhhhhhhhhhFurioso ele soprou, soprou, soprou…soprou, soprou e ficou sem fôlego.Encheu o peito de ar e com muita raiva soprou, soprou, soprou…soprou, soprou até que quase desmaiou muito envergonhado foi embora.
FIGURA 11
Os três maninhos se abrazaram muito contentes, Bola e Bolinha estavam arrependidos. Haviam aprendido uma grande lição. Deus cuida daqueles que são fieis a Ele.O lobo Devorador não conseguiu derrubar a casa de Bolão!! Sabem por quê?Por que Bolão era fiel no dízimo e Deus prometeu na sua palavra em Malaquias 3:10 -11 que repreenderia o devorador.Ás vezes você ganha uma roupa nova e logo rasga, seus brinquedos estragam com facilidade ou você sempre perde seu dinheirinho, isso é o devorador.Por isso que temos que ser fiéis e devolver os 10% que é de Deus. Sempre que você ganhar seu dinheiro, não importa se é muito ou pouquinho, pergunte para a mamãe ou o papai quanto é o seu dízimo, coloque no seu envelope e traga na igreja.

VERSÍCULO


Lindo versículo que pode ser usado em várias ocasiões.
Deve ser impresso em papel foto, de preferência.

CARTÃO DE ANIVERSÁRIO

Outro modelo de cartão de aniversário. Devemos arquivar na igreja fichas com o nome das crianças, com dados e data de aniversário.

CARTÃO - SEJA BEM-VINDO


Lindo cartão para visitantes! Você pode ter vários desses prontos na igreja, assim quando vierem visitantes, entregue e personalize com uma assinatura atrás e com o nome da criança, isso demonstra interesse.

CARTÃO - SENTIMOS TUA FALTA!


Idéia muito linda para que mostremos o interesse pelos aluninhos que estão faltando muito na aula! Lembre-se, você sempre deve prestar atenção nisso e conhecer seus alunos pelo nome.

DISCÍPULOS QUEREM CHEGAR NO BARCO!

Atividade bem legal para crianças de 9 a 12 anos! Um labirinto!

A filha de Jairo











Podemos utilizar essas imagens imprimindo-as em papel colorido ou então copiando em cartolinas e pintando. É um visual bem colorido para ser usado em sala de aula.

Parábola: A filha de Jairo.
O livro de Marcos, capítulo 5 , 35-43 nos fala desta parábola:
JESUS ainda estava falando, quando chegaram alguns empregados da casa de Jairo, e disseram:- Seu Jairo, a menina já morreu. Por que aborrecer o Mestre?
Mas Jesus não se importou com a notícia, e disse a Jairo: Não tenha medo; tenha fé! Jesus deixou que Pedro e os irmãos Tiago e João fossem com ele, e ninguém mais. Quando entraram na casa de Jairo, ele encontrou ali uma confusão geral, e viu todos chorando alto e gritando.
Então disse:- Por que tanto choro e tanta confusão? A menina não morreu - ela está dormindo.
Então eles começaram a caçoar dele. Mas Jesus mandou que todos saíssem e, junto com os três discípulos e os pais da menina, entrou no quarto onde ela estava. Pegou-a pela mão, e disse: - “Talita cumi!” (Menina levante-se!).
No mesmo instante, a menina, que tinha doze anos, levantou-se e começou a andar. E todos ficaram muito admirados. Então Jesus ordenou que de jeito nenhum espalhassem a notícia. E mandou dar comida à menina.


Jesus ama as criancinhas!


Lembra quando Jesus disse: Deixai vir a mim as criancinhas!
Pois bem essa imagem ilustra bem isso.
Deve ser usada com crianças de 3 a 5 ou de 6 a 8 anos.

CRIANÇA ORANDO E OVELHINHA


Linda imagem para imprimir e colorir, ela pode ser usada num momento em que o professor estiver ensinando que somos ovelhas de Jesus e que devemos orar!

POESIA DOS PAIS



Linda poesia que tirei do blog "Pra gente miúda" !

Pode ser usada durante as apresentações das crianças na igreja!

DIPLOMA DIA DOS PAIS


Essa também é uma idéia bem criativa para o Dia dos Pais!
Divirta-se com seus alunos que poderão preencher as lacunas!