ENTRE BLOGS

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

VERSÍCULO

Podemos fazer um lindo cartaz com esse versículo!

ÁRVORE DE AMIGOS - MENSAGEM




Existem pessoas em nossas vidas que nos deixam felizes pelo simples fato de terem cruzado o nosso caminho.

Algumas percorrem ao nosso lado, vendo muitas luas passarem, mas outras apenas vemos entre um passo e outro.

A todas elas chamamos de amigo.

Há muitos tipos de amigos.

Talvez cada folha de uma árvore caracterize um deles.

O primeiro que nasce do broto é o amigo pai e o amigo mãe.

Mostram o que é ter vida.

Depois vem o amigo irmão, com quem dividimos o nosso espaço para que ele floresça como nós.

Passamos a conhecer toda a família de folhas, a qual respeitamos e desejamos o bem.

Mas o destino nos apresenta outros amigos, os quais não sabíamos que iam cruzar o nosso caminho.

Muitos desses denominados amigos do peito, do coração.

São sinceros, são verdadeiros.

Sabem quando não estamos bem, sabem o que nos faz feliz...

Às vezes, um desses amigos do peito estala o nosso coração e então é chamado de amigo namorado.

Esse dá brilho aos nossos olhos, música aos nossos lábios, pulos aos nossos pés.

Mas também há aqueles amigos por um tempo, talvez umas férias ou mesmo um dia ou uma hora.

Esses costumam colocar muitos sorrisos na nossa face, durante o tempo que estamos por perto.

Falando em perto, não podemos esquecer dos amigos distantes.

Aqueles que ficam nas pontas dos galhos, mas que, quando o vento sopra, sempre aparecem novamente entre uma folha e outra.

O tempo passa, o verão se vai, o outono se aproxima, e perdemos algumas de nossas folhas.

Algumas nascem num outro verão e outras permanecem por muitas estações.

Mas o que nos deixa mais feliz é que as que caíram continuam por perto, continuam alimentando a nossa raiz com alegria.

Lembranças de momentos maravilhosos enquanto cruzavam com o nosso caminho.

Desejo a você, folha da minha árvore, Paz, Amor, Saúde, Sucesso, Prosperidade... Hoje e Sempre... simplesmente porque:

Cada pessoa que passa em nossa vida é única.

Sempre deixa um pouco de si e leva um pouco de nós.
Há os que levaram muito, mas não há os que não deixaram nada.

Esta é a maior responsabilidade de nossa vida e a prova evidente de que duas almas não se encontram por acaso.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

20 DINÂMICAS DE GRUPO

Jogo comunitário
Objetivo: Descontrair e ao mesmo tempo ajudar a memorizar o nome dos outros participantes.Material: uma flor.Desenvolvimento: os participantes sentam-se em círculo e o animador tem uma flor na mão. Diz para a pessoa que está à sua esquerda : senhor... (diz o nome da pessoa), receba esta flor que o senhor...(diz o nome da pessoa da direita) lhe enviou...E entrega a flor. A pessoa seguinte deve fazer a mesma coisa. Quem trocar ou esquecer algum nome, passará a ser chamado pelo nome de um bicho. Por exemplo, gato. Quando tiverem que se referir a ele, os seus vizinhos, em vez de dizerem seu nome, devem chamá-lo pelo nome do bicho.O animador deve ficar atento e nào deixar os participantes entediados. Quanto mais rápido se faz a entrega da flor, mais engraçado fica o jogo.

Jogos de bilhetes
Participantes: 7 a 20 pessoasTempo Estimado: 20 minutosModalidade: Comunicação.Objetivo: Exercitar a comunicação entre os integrantes e identificar seus fatores.Material: Pedaços de papel com mensagens e fita adesiva.Descrição: Os integrantes devem ser dispostos em um círculo, lado a lado, voltados para o lado de dentro do mesmo. O coordenador deve grudar nas costas de cada integrante um cartão com uma frase diferente. Terminado o processo inicial, os integrantes devem circular pela sala, ler os bilhetes dos colegas e atendê-los, sem dizer o que está escrito no bilhete. Todos devem atender ao maior número possível de bilhetes. Após algum tempo, todos devem voltar a posição original, e cada integrante deve tentar adivinhar o que está escrito em seu bilhete. Então cada integrante deve dizer o que está escrito em suas costas e as razões por que chegou a esta conclusão. Caso não tenha descoberto, os outros integrantes devem auxiliá-lo com dicas. O que facilitou ou dificultou a descoberta das mensagens? Como esta dinâmica se reproduz no cotidiano? Sugestões de bilhetes:- Em quem voto para presidente? - Como se faz arroz?- Sugira um nome para meu bebê? - Sugira um filme para eu ver?- Briguei com a sogra, o que fazer? - Cante uma música para mim?- Gosto quando me aplaudem. - Sou muito carente. Me dê um apoio.- Tenho piolhos. Me ajude! - Estou com fome. Me console!- Dance comigo. - Estou com falta de ar. Me leve à janela.- Me descreva um jacaré. - Me ensine a pular.- Tem uma barata em minhas costas!- Dobre a minha manga.- Leia a minha sorte. - Quanto eu peso?- Estou dormindo, me acorde! - Me cumprimente.- Meu sapato está apertado. Me ajude. - Quantos anos você me dá?- Quero um telefone. Que faço? - Me elogie.- O que faz o síndico de um prédio? - Sou sósia de quem?- Como conquistar um homem? - Veja se estou com febre.- Chore no meu ombro. - Estou de aniversário, quero meu presente.- Sorria para mim. - Me faça uma careta?

Explosão do coordenador
Objetivo: criar impacto nos participantes do grupo através de uma dramatização exagerada, a fim de sentir melhor as reações dos indivíduos.Tamanho: 30 pessoasTempo: 10 minutosDescrição: Escolhe-se qualquer tema que não será o principal da reunião e a uma certa altura do debate o coordenador para e diz "Vocês não estão se interessando suficientemente. Estou até doente e cansado em ver esse comportamento, esse desinteresse caso não tomem maior seriedade, interrompo, agora mesmo, este debate!", após esse comentário todos estarão desconcertado e terão reações diferentes principalmente reprovando a atitude do coordenador. Após o primeiro impacto o coordenador, em seu estado natural deverá explicar que era uma dramatização para ver as reações dos indivíduos do grupo, e nisso seguirá a discussão, sobre as reações das pessoas com reação a explosão do coordenador.* Indicado para grupos que já tenham uma certa maturidade.

Dramatização
Objetivos: demonstrar o comportamento grupal dos membros participantes; realizar um feedback de um participante com objetivo de melhor compreendê-lo.Tamanho: 30 pessoas.Tempo: 30 minutos.Descrição:1. O coordenador apresenta o assunto da discussão;2. Após decorridos dez minutos, o coordenador orienta os participantes para que, nos próximos dez a quinze minutos, cada um procure identificar-se com o colega da direita, esforçando-se por imitá-lo na discussão;3. Cada participante tentará agir exatamente como o seu colega da direita, imitando seu comportamento no grupo;4. É da máxima importância que cada qual consiga identificar-se com seu colega;5. O mesmo exercício poderá ser feito, deixando liberdade para que cada participante faça a escolha do colega a ser imitado, cabendo aos outros reconhecê-lo.

Aulinha
Objetivo: desenvolver nos participantes a capacidade de improvisação, síntese, clareza e de avaliaçãoTamanho: 25 a 30 pessoasTempo: 35 minutosMaterial: o mesmo numero de temas para o de participantes do grupoDescrição: a AULINHA é dada quando o grupo tem dificuldade de expressão, é inibido e prolixo. Para isso o coordenador:1. Entrega a cada participante o tema, sobre o qual deverá expor suas idéias, durante dois ou três minutos;2. O membro participante anterior ou posterior dará uma nota ou conceito ao expositor, que será comunicada ao grupo no final do exercício;3. A AULINHA permite diversas variações, tais como:- O coordenador em vez de dar a cada participante um título de tema para dissertar em público, poderá utilizar somente um tema, ou então vários temas mas com uma introdução para auxiliar as pessoas, ou até mesmo um texto para ser lido- Ou ainda pode-se utilizar uma folha em branco para que cada participante possa lançar nela no mínimo dois assuntos da atualidade, notícias recentes de jornais. A seguir recolherá os assuntos, que cada participante possa dar sua AULINHA, escolhendo um dos artigos constantes na papeleta.

Exercício da qualidade
Objetivos: conscientizar os membros do grupo para observar as boas qualidades nas outras pessoas; despertar as pessoas para qualidades até então ignoradas por elas mesmas.Tamanho: 30 pessoasTempo: 45 minutosMaterial: lápis e papelDescrição: o coordenador inicia dizendo que na vida as pessoas observam não as qualidades mas sim os defeitos dos outros. Nesse instante cada qual terá a oportunidade de realçar uma qualidade do colega.1. O coordenador distribuirá uma papeleta para todos os participantes. Cada qual deverá escrever nela a qualidade que no seu entender caracteriza seu colega da direita;2. A papeleta deverá ser completamente anônima, sem nenhuma identificação. Para isso não deve constar nem o nome da pessoa da direita, nem vir assinada;3. A seguir o animador solicita que todos dobrem a papeleta para ser recolhida, embaralhada e redistribuída;4. Feita a redistribuição começando pela direita do coordenador, um a um lerá em voz alta a qualidade que consta na papeleta, procurando entre os membros do grupo a pessoa que, no entender do leitor, é caracterizada com esta qualidade. Só poderá escolher uma pessoa entre os participantes.5. Ao caracterizar a pessoa, deverá dizer porque tal qualidade a caracteriza;6. Pode acontecer que a mesma pessoa do grupo seja apontada mais de uma vez como portadora de qualidades, porém, no final cada qual dirá em público a qualidade que escreveu para a pessoa da direita;7. Ao término do exercício, o animador pede aos participantes depoimento sobre o mesmo.

Diagrama de integração
Objetivo: apresentar uma ilustração gráfica do relacionamento dos membros de um grupo.Tamanho: 25 pessoas.Tempo: 15-20 minutos.Material: lápis ou caneta, papel e cartolinaDescrição: o coordenador distribui um papel para todos, afim de que nele se escreva o nome da pessoa mais importante para o sucesso do grupo, ou ainda, da pessoa do grupo cujas idéias são mais aceitas; o papel deve ser assinado de forma legível; recolhido os papeis, será feito um diagrama no quadro-negro ou cartolina, marcando com um círculo o nome do participante escolhido, e com uma flecha, a iniciar-se com o nome da pessoa que escolheu, indo em direção à escolhida

Um trabalho em equipe
Objetivo: demonstrar a eficiência de um trabalho de equipe.Tamanho: 5 a 7 pessoasTempo: 30 minutosMaterial: uma cópia para cada membro da avenida complicada, canetaDescrição:1. A tarefa do grupo consiste em encontrar um método de trabalho que resolva com máxima rapidez o problema da avenida complicada;2. O coordenador formará subgrupos de 5 a 7 pessoas, entregando a cada participante uma cópia da avenida complicada;3. Todos os subgrupos procurarão resolver o problema da avenida complicada, com a ajuda de toda a equipe;4. Obedecendo as informações constantes da cópia a solução final deverá apresentar cada uma das cinco casa caracterizadas quanto a cor, ao proprietário, a condução, a bebida e ao animal doméstico;5. Será vencedor da tarefa o subgrupo que apresentar por primeiro a solução do problema;6. Terminado o exercício, cada subgrupo fará uma avaliação acerca da participação dos membros da equipe na tarefa grupal;7. O coordenador poderá formar um plenário com a participação de todos os membros dos subgrupos para comentários e depoimentos.
A avenida complicadaA tarefa do grupo consiste em encontrar um método de trabalho que possa resolver, com a máxima brevidade possível, o problema da avenida complicada.Sobre a avenida complicada encontram-se cinco casas numeradas; 801, 803, 805, 807 e 809, da esquerda para a direita. Cada casa caracteriza-se pela cor diferente, pelo proprietário que é de nacionalidade diferente, pela condução que é de marca diferente, pela bebida diferente e pelo animal doméstico diferente.As informações que permitirão a solução da avenida complicada são:- As cinco casas estão localizadas sobre a mesma avenida e no mesmo lado.- O mexicano mora na casa vermelha,- O peruano tem um carro mercedes-benz,- O argentino possui um cachorro,- O chileno bebe coca-cola,- Os coelhos estão a mesma distância do cadilac e da cerveja,- O gato não bebe café e não mora na casa azul,- Na casa verde bebe-se whisky,- A vaca é vizinha da casa onde se bebe coca-cola,- A casa verde é vizinha da casa direita, cinza,- O peruano e o argentino são vizinhos,- O proprietário do volkswagem cria coelhos,- O chevrolet pertence a casa de cor rosa,- Bebe-se pepsi-cola na 3 casa,- O brasileiro é vizinho da casa azul,- O proprietário do carro ford bebe cerveja,- O proprietário da vaca é vizinho do dono do cadilac,- O proprietário do carro chevrolet é vizinho do dono do cavalo.

Teste de resistência à pressão social
Objetivo: criar na pessoa a capacidade, o equilíbrio e a maturidade suficientes para aceitar críticas, superar impasses, pessimismos, desânimos, censuras sociais e outras.Tamanho: 30 pessoasTempo: 40 minutosDescrição: este exercício é muito válido, sendo aplicado depois que o grupo já atingiu um determinado grau de solidariedade e conhecimento mútuo, e sendo por todos aceito. Para sua realização:- Dois ou três participantes, voluntários ou escolhidos pelo grupo, um de cada vez implacavelmente vai a passarela em frente de cada participante e diz-lhe tudo o que lhe parece saber, os aspectos positivos, negativos e reticências;- Havendo tempo e interesse, é ótimo que todos o façam, constituindo, assim, tantas "fotos" de cada indivíduo, quantos forem os participantes;- Este exercício permite, entre outras, a seguinte variação: o coordenador poderá pedir que cada participante aponte os aspectos positivos, negativos e reticências do seu colega sentado à direita.

A tempestade mental
Objetivos: gerar grande número de idéias ou soluções acerca de um problema, evitando-se críticas e avaliações, até o momento oportuno; processar os resultados de uma sessão de tempestade mental;Tamanho: 6 pessoas;Tempo: 1 hora;Material: papel, caneta, cartolina;Descrição: o coordenador inicia dando um exemplo prático:1. O coordenador forma subgrupos de aproximadamente seis pessoas. Cada subgrupo escolherá um secretário que anotará tudo;2. Formados os subgrupos, o coordenador dirá as regras do exercício: não haverá crítica durante todo exercício, acerca do que for dito; quanto mais extremada a idéia, tanto melhor, deseja-se o maior número de idéias.1ª fase:- O coordenador apresenta o problema a ser resolvido. Por exemplo: um navio naufragou, e um dos sobrevivente nadou até alcançar uma ilha deserta. Como poderá salvar-se: o grupo terá 15 minutos para dar idéias.2ª fase:- Terminado, o coordenador avisa que terminou o tempo e que a crítica é proibida. Inicia-se a avaliação das idéias e a escolha das melhores.3ª fase:- No caso de haver mais subgrupos, o animador pede que seja organizada uma lista única das melhores idéias.4ª fase:- Forma-se o plenário. Processa-se a leitura das melhores idéias, e procura-se formar uma pirâmide cuja base serão as idéias mais válidas.

A dificuldade de um consenso
Objetivos: Esclarecer valores e conceitos morais. Provocar um exercício de consenso, a fim de demonstrar sua dificuldade, principalmente quando os valores e conceitos morais estão em jogo.Tamanho: 30 pessoasTempo: 1 horaDescrição: o coordenador explica os objetivos do exercício. A seguir distribuirá uma cópia do "abrigo subterrâneo" a todos os participantes, para que façam uma decisão individual, escolhendo as seis pessoas de sua preferência. Organizar, a seguir, subgrupos de 5 pessoas. Para realizar a decisão grupal, procurando-se alcançar um consenso. Forma-se novamente o grupo maior, para que cada subgrupo possa relatar o resultado da decisão grupal. Segue-se um debate sobre a experiência vivida.
Abrigo subterrâneoImaginem que nossa cidade está sob ameaça de um bombardeio. Aproxima-se um homem e lhes solicita uma decisão imediata. Existe um abrigo subterrâneo que só pode acomodar seis pessoas. Há doze pessoas interessadas a entrar no abrigo. Faça sua escolha, destacando seis somente.- Um violinista, com 40 anos de idade, narcótico viciado;- Um advogado, com 25 anos de idade;- A mulher do advogado, com 24 anos de idade, que acaba de sair do manicômio. Ambos preferem ou ficar juntos no abrigo, ou fora dele;- Um sacerdote, com a idade de setenta e cinco anos;- Uma prostituta, com 34 anos de idade;- Um ateu, com 20 anos de idade, autor de vários assassinatos;- Uma universitária que fez voto de castidade;- Um físico, com 28 anos de idade, que só aceita entrar no abrigo se puder levar consigo sua arma;- Um declamador fanático, com 21 anos de idade;- Uma menina com 12 anos e baixo Q.I.;- Um homossexual, com 47 anos de idade;- Um débil mental, com 32 anos de idade, que sofre de ataques epilépticos

Técnica do encontro
Objetivos: Estabelecer um comunicação real. Auxiliar os participante a se tornarem conscientes de sua verdadeira reação uns em relação aos outros, através do uso dos sentimentos em todo o corpo.Tamanho: 25 pessoasTempo: 1 horaDescrição:1. O coordenador convida dois voluntários para que fiquem de pé, uma em cada extremidade da sala, silenciosas, olhando-se nos olhos, e andando muito lentamente, uma em direção à outra.2. Sem haverem nada planejado, quando as duas pessoas se encontrar bem próximas uma da outra, deverão fazer o que quer que sintam impelidas a fazer.3. Poderão continuar o encontro durante o tempo que quiserem4. Terminado o encontro, o exercício prossegue, com outros dois, caso seja necessário.5. No final da experiência, seguem-se os comentários não só dos protagonistas, como dos observadores.

Exercício do bombardeio intenso
Objetivo: Expressar sentimentos positivos, de carinho e afeto com uma pessoaTamanho: 25 pessoasTempo: 2 minutos por pessoasDescrição:- O coordenador inicia, explicando ao grupo como a afeição se baseia na formação de ligações emocionais, é geralmente a última fase a emergir na evolução do relacionamento humano, após a inclusão e o controle, na inclusão, as pessoas têm de encontrar-se umas com as outras e decidir se continuam seu relacionamento. Os problemas de controle exigem que as pessoas se confrontem umas com as outras e descubram como desejam relacionar-se. Para prosseguir a relação, cumpre que se formem ligações afetivas, e elas têm então de abraçar-se, a fim de que se crie um vínculo duradouro.- Feita a explicação o coordenador pede aos participantes que digam à uma pessoa todos os sentimentos positivos que têm por ela.- A pessoa apenas ouve, podendo permanecer no círculo ou sair dele e ficar de costas para o grupo.- O impacto é mais forte quando cada um se coloca diante da pessoa, toca-a, olha nos olhos e lhe fala diretamente, que é uma outra maneira de realizar a dinâmica.

Trocando crachás
Participantes: 15 a 30 pessoasTempo Estimado: 20 minutosModalidade: Apresentação e Memorização de Nomes.Objetivo: Facilitar a memorização dos nomes e um melhor conhecimento entre os integrantes.Material: Crachás com os nomes dos integrantes.Descrição: O coordenador distribui os crachás aos respectivos integrantes. Após algum tempo recolhem-se os crachás e cada um recebe um crachá que não deve ser o seu. Os integrantes devem passear pela sala a procura do integrante que possui o seu crachá para recebê-lo de volta. Neste momento, ambos devem aproveitar para uma pequena conversa informal, onde procurem conhecer algo novo sobre o outro integrante. Após todos terem retomado seus crachás, o grupo deve debater sobre as diferentes reações durante a experiência.

Recordações da infância
Participantes: 7 a 15 pessoasTempo Estimado: 30 minutosModalidade: Experiência de Vida.Objetivo: Proporcionar o conhecimento recíproco da infância de cada integrante.Material: Perguntas preparados pelo coordenador em número superior ao número de integrantes.Observação: Deve-se evitar perguntas que levem a recordações tristes.Descrição: Cada integrante recebe aleatoriamente uma pergunta e a lê em voz alta para os demais, respondendo-a em seguida. As perguntas podem ser reutilizadas. Propostas de perguntas:- Como era seu melhor amigo(a)?- Como seu pai gostaria que você fosse?- O que você imaginava ser quando crescesse?- Quais os seus sonhos de infância?- Qual a melhor lembrança de seu padrinho?- Qual a melhor lembrança de seu pai?- Qual a melhor lembrança de sua infância?- Qual a melhor lembrança de seu mãe?- Qual a sua primeira grande alegria?- Qual o seu primeiro contato com Deus?- Quando você descobriu que Cristo morreu por nós?

Técnica não-verbal de controle
Objetivo: experimentar os sentimento de domínio e de submissãoTempo: depende de quantas vezes for feitoDescrição:- O coordenador pede que uma ou duas pessoas fiquem de pé em cima de uma cadeira e continuem participando das atividades, naquela posição.- É importante observar que as pessoas fiquem de pé sem maiores explicações.- Decorridos cinco ou mais minutos, o animador poderá solicitar a reação das outras pessoas, a fim de observar se de fato tiveram a impressão de subordinação, como também notar como essas simples modificações espaciais fazem aflorar nítidas sensações de conforto ou desconforto

Conhecendo melhor o grupo
Participantes: 7 a 15 pessoasTempo Estimado: 20 minutosModalidade: Objetivos Individuais.Objetivo: Compreender os objetivos individuais e sua relação com o grupo.Material: Lápis e papel para os integrantes.Observação: O horizonte do desejo pode ser aumentado, como por exemplo, um sonho que se deseja realizar no decorrer da vida.Descrição: O coordenador pede aos integrantes que pensem nas atividades que gostariam de fazer nos próximos dias ou semanas (viagens, ir bem numa prova, atividades profissionais, familiares, religiosas, etc.). Então, cada integrante deve iniciar um desenho que represente o seu desejo na folha de ofício. Após trinta segundos o coordenador pede para que todos parem e passem a folha para o vizinho da direita, e assim sucessivamente a cada trinta segundos até que as folhas voltem à origem. Então cada integrante descreve o que gostaria de ter desenhado e o que realmente foi desenhado. Dentre as conclusões a serem analisadas pelo coordenador pode-se citar:- Importância de conhecermos bem nossos objetivos individuais e coletivos;- Importância de sabermos expressar ao grupo nossos desejos e nossas dificuldades em alcançá-los;- O interesse em sabermos quais os objetivos de cada participante do grupo e de que maneira podemos ajudá-los;- Citar a importância do trabalho em grupo para a resolução de problemas;- Outros

Evangelho em pedaços
Participantes: 10 a 15 pessoasTempo Estimado: 30 minutosModalidade: Leitura da Bíblia e Debate.Objetivo: Estimular a procura e análise de passagens da Bíblia.Material: Papéis com pequenos trechos da Bíblia (partes de passagens) com indicação do livro, capítulo e versículos.Descrição: Cada integrante recebe um trecho da Bíblia e procura compreendê-lo. Para melhorar a compreensão do trecho, deve consultar a passagem completa na Bíblia. Em seguida, os integrantes devem ler o seu trecho e comentá-lo para o grupo. Ao final, é aberto o debato sobre os trechos selecionados e as mensagens por eles transmitidas.

Dinâmica da pizza
Participantes: 7 a 15 pessoasTempo Estimado: 30 minutosModalidade: Preferências Individuais.Objetivo: Descobrir a importância de diferentes temas para os integrantes do grupo.Material: Lápis e papel para os integrantes.Descrição: O coordenador propõe temas a serem debatidos pelo grupo. Cada integrante é motivado para que defina qual a importância dos diferentes temas para si mesmo. Dentre os temas propostos pode-se ter temas como: drogas, sexo, namoro, política, amizade, espiritualidade, liturgia, família, educação, saúde, segurança, esportes, etc. Os temas devem ser identificados por um número ou uma letra (de preferência a primeira letra do tema). Em seguida, cada integrante deve desenhar um círculo e dividi-lo de acordo com a proporção de importância que tem para com cada tema. As divisões devem ser identificadas pelos números ou letras definidos anteriormente para os temas. Temas se nenhuma importância para o integrante podem ser simplesmente desconsiderados pelo mesmo. Então, cada integrante apresenta seu desenho ao grupo comentando suas opções. Em contrapartida, o grupo pode opinar sobre estas opções e se as mesmas correspondem ao que o grupo esperava do integrante.

DINÂMICA DO NOME

Dinâmica do Nome
Esta dinâmica propõe um "quebra gelo" entre os participantes. Ela pode ser proposta no primeiro dia em que um grupo se encontra. É ótima para gravação dos nomes de cada um.
Em círculo, assentados ou de pé, os participantes vão um a um ao centro da roda (ou no próprio lugar) falam seu nome completo, juntamente com um gesto qualquer . Em seguida todos devem dizer o nome da pessoa e repetir o gesto feito por ela.

Variação: Essa dinãmica pode ser feita apenas com o primeiro nome e o gesto da pesso, sendo que todos devem repetir em somatória, ou seja, o primeiro diz seu nome, com seu gesto e o segundo diz o nome do anterior e gesto dele e seu nome e seu gesto... e assim por diante. Geralmente feito com grupos pequenos, para facilitar a memorização. Mas poderá ser estipulado um número máximo acumulativo, por exemplo após o 8º deve começar um outro ciclo de 1-8 pessoas.

DINÂMICA - SEGURO NAS MÃOS DO SENHOR

Material necessário: fósforos

Iniciemos!
Esta pequena atividade pode servir de introdução a uma lição na qual nós ensinamos às crianças o cuidado e a proteção de Deus.

O professor chama à frente uma criança e ele lhe dá um palito de fósforo e lhe pergunta: Você pode quebrar este palito? - Indubitavelmente isto muito fácil.
Então o professor chama à frente outra criança e lhe mostra outro palito e lhe pergunta: Você pode quebrar este palito?
Mas desta vez, o professor não dá o plaito à criança, mas ele coloca o palito na mão da criança, fecha-a e a mantém a fechada dentro da sua própria mão. Agora a coisa é muito mais difícil!
Segue a explicação:
Um palito é pequeno e frágil. É fácil quebrá-lo quando é jogado fora em algum lugar. Mas este mesmo palito frágil, quando eu colocá-lo dentro da minha mão, você não pode quebrá-lo. Da mesma maneira, nós como humanos somos fracos. Facilmente nós podemos ser esmagados pelos problemas da vida e pelos os ataques do inimigo. Mas enquando Jesus o tiver nas mãos dele, o inimigo não pode fazer nada contra você. Jesus nos prometeu que ninguém pode nos arrebatar da mão dele. Você não precisa ser forte. Mas quando você confia no Senhor, Ele cuidará de você com o poder.

A ORAÇÃO DE ANA














Ana leva Samuel ao templo e agradece a Deus por responder o sua oração

Objetivo: Ensinar as crianças que Deus está atento as nossas orações e disposto a nos abençoar.
Base Bíblica: I Samuel 1 e 2
Versículo: "Orai sem cessar" 1 Tessaloniceses 5.17
História

Introdução: Deus responde à oração Como? ele sempre nos dá aquilo que pedimos?(deixe as crianças discutirem o assunto rapidamente) Vamos ver hoje como Deus respondeu a oração da presonagem da nossa história?
Andamento:
Ana era uma mulher muito triste. Sabe porque? porque ela era casada, mas não tinha nehum filho. O nome do seu marido era Elcana, ele era bom para Ana, trava ela de maneira especial, mas mesmo assim Ana não era feliz porque além de não ter filhos havia outra mulhar que zombava de Ana por ela não ter filhos.
Fielmente, todos os anos, a família de Ana viajava para Siló, com o proposito de adorar a Deus e fazer sacrifícios a Ele na casa do Senhor. Uma das razões para as pessoas levarem sacrifícios a Deus era que com isso teriam seus pecados perdoados. Hoje é diferente. Não levamos sacrifícios a Deuspara pedir perdão, porque Deus, enviou o Seu Filho Jesus para sofrer o caastigo pelos nossos pecados. Jesus é o único que podia tomar o nosso lugar porque Ele não tewm pecado (1 Pedro 3.18). Quando Ele morreu na cruz, Ele deu sua vida, derramou o seu sangue por você. Mas Jesus ressucitou dos mortos. Ele vive e pode perdoar os seus pecados. porém nos dias de Ana, Jesus não tinha vindo, e por isso as pessoas levavam sacrifícios a Deus para ter seus pecados perdoados.
Quando Ana estava entre seus familiares ela ficava muito triste pois sofria por nõ ter filhos, ela perdia até o apetite. Ana Sabia que mesmo sem esperança de ter filhos ela cria no Deus que pode todas as coisa e que para Ele não existe nada impossível, então Ana fez justamente o que Deus quer que você faça. Ela orou ao Senhor. Se Jesus é seu Salvador, lembre-se de que Deus promete ouvir as suas orações e responder segundo a vontade dEle. Deus diz: "Invoca-me, e te responderei"(Jeremias 33.3). Ele quer que você lhe conte os seus problemas e promete responder. quando ficar zangado porque os seus amigos te tataram mal, fale com o Senhor sobre isso. Se o seu amigoainda não é salvo, conte a Deus. Se alguém que você conhece está doente, ore por essa pessoa. (discuta algumas das necessidades espacíficas das crianças, pelas quais elas podem orar.) Deus quer que você lhe conte seus problemas. Ana Fez isso. Ela orou com sinceridade, especificamente e com fé.
Ana foi ao templo e orava silênciosamente, só mexia os lábios, pois estava tão triste que não tinha nem forças para falar ela somente mexia os lábios e chora va. O sacerdote Eli quando viu Ana achou que ela estava embriagada, mas ela explicou para ele que não havia bebido, mas que tinha o coraçãocheio de tristeza, Ana contou na Eli que estava orando. Sabendo que Drus ceramente faria o que era melhor para Ana, Eli mando-a ie embora em paz e Ana se lembrou que Deus promete ouvir sua orações e responder segundo a vontade dEle (1João5:14,15) então ela saiu de lá, mas não estava mais triste porque sabia que Deus responderia.
A família voltou para casa depois de adorar o Senhor. Deus respondeu à oração de Ana dando-lhe um filho, ela deu a criança o nome de Samuel, que significa "Do Senhor o pedi". Elcana e Ana levaram Samuel ao Senhor e Ana agradeceu a Deus por responder a sua oração.
Há uma oração que Deus sempre responde da primeira vez em que você ora com sinceridade.Quando pede para Ele entrar em sua vida, perdoar os seus pecados e fazer de você o eu filho, Deus sempre fará isso na mesma hora (João1:12) se desejar ore agora: Senhor Jesus recinheço que sou pecador e que preciso do Senhor pra que meus pecados sejam pedoados, aceito o Senhor com meu Salvador, pois quero ser Filho de Deus.Amém.
Postado por "Pequeninos de Jesus"

COMO SERIA A HISTORINHA DE CHAPEUZINHO VERMELHO NA IMPRENSA?

Veja como seria tratada a história do Chapeuzinho Vermelho em diferentes programas, revistas e jornais:

JORNAL NACIONAL (William Bonner): ‘Boa noite.. Uma menina chegou a ser devorada por um lobo na noite de ontem. (Fátima Bernardes): ‘… mas a atuação de um caçador evitou uma tragédia’.

PROGRAMA DA HEBE (Hebe Camargo): ‘… que gracinha gente. Vocês não vão acreditar, mas essa menina linda aqui foi retirada viva da barriga de um lobo, não é mesmo?’

BRASIL URGENTE (Datena): ‘.. onde é que a gente vai parar, cadê as autoridades? Cadê as autoridades? ! A menina ia para a casa da vovozinha a pé! Não tem transporte público! Não tem transporte público! E foi devorada viva… Um lobo, um lobo safado. Põe na tela!! Porque eu falo mesmo, não tenho medo de lobo, não tenho medo de lobo, não. ’

REVISTA VEJA: Lula sabia das intenções do lobo.

REVISTA CLÁUDIA: Como chegar à casa da vovozinha sem se deixar enganar pelos lobos no caminho.

REVISTA NOVA: Dez maneiras de levar um lobo à loucura na cama.

FOLHA DE S. PAULO: Legenda da foto: ‘Chapeuzinho, à direita, aperta a mão de seu salvador’. Na matéria, box com um zoólogo explicando os hábitos dos lobos e um imenso infográfico mostrando como Chapeuzinho foi devorada e depois salva pelo lenhador.

O ESTADO DE S. PAULO: Lobo que devorou Chapeuzinho seria filiado ao PT.

O GLOBO: Petrobrás apóia ONG do lenhador ligado ao PT que matou um lobo pra salvar menor de idade carente.

O ESTADO DO PARANÁ: Avó de Chapeuzinho nasceu no PR.

AGORA: Sangue e tragédia na casa da vovó.

REVISTA CARAS: (Ensaio fotográfico com Chapeuzinho na semana seguinte) Na banheira de hidromassagem, Chapeuzinho fala a CARAS: ‘Até ser devorada, eu não dava valor para muitas coisas da vida. Hoje sou outra pessoa’

REVISTA ISTO É: Gravações revelam que lobo foi assessor de político influente.

REVISTA CARTA CAPITAL:
Lobo Mau tinha ligações com FHC e o objetivo era desestabilizar o governo Lula e o PT.

MAGAZINE: (Ensaio fotográfico com lenhador) Lenhador mostra o machado & o Lobo suas maldades…

SUPER INTERESSANTE: Lobo mau! Mito ou verdade?

DISCOVERY CHANNEL: Vamos determinar se é possível uma pessoa ser engolida viva e sobreviver

Postado no Blog da Genis... obrigada Genis....

terça-feira, 11 de agosto de 2009

ATIVIDADE PARA CRIANÇAS DE 6 A 8 ANOS

A criação - colar papelzinho no sol... muito lindo....

A ARCA DE NOÉ - ATIVIDADE 3 A 5 ANOS


Atividade COLOCAR O NOME DOS ANIMAIS E COLORIR

MUITO FOFO!

DIA DO ESTUDANTE

Basta que...
Eu tenha uma escola
Que me abra a porta

Que me deixe entrar

Pela grande porta
A porta de entrada.

Basta que .....

A escola tenha
Entrada.
Que tenha educador

Que tenha carteiras
Que tenha quadro

Que tenha livros.

Basta que...

A escola tenha eu

Que queira entrar
Que queira estudar

Que queira pensar

Que queira mudar.

Basta que...

A escola, abra a porta

Deixe-me entrar

Sentar-me
Abrir um livro

Ensinar-me uma lição.

Basta que... Eu seja aluno.
Eu sou o aluno...
Da escola...
Da série...

Da turma...

Eu quero...
de Maria de Jesus Silva Amorim

VERSÍCULOS





VERSÍCULOS





APRENDENDO COM A FORMIGUINHA - VISUAL - 2




APRENDENDO COM A FORMIGUINHA - VISUAL





APRENDENDO COM A FORMIGUINHA

Lição: Xô Preguiça!!
Base bíblica: Provérbios 6:6-11
Preguiçoso, aprenda uma lição com as formigas! Elas não têm líder, nem chefe, nem governador,
mas guardam comida no verão, preparando-se para o inverno. Preguiçoso, até quando você vai ficar
deitado? Quando vai se levantar? Então o preguiçoso diz: "Eu vou dormir somente um pouquinho,
vou cruzar os braços e descansar mais um pouco." Mas, enquanto ele dorme, a pobreza o atacará
como um ladrão armado.
Texto Pra decorar: Se perseverarmos, com Ele também reinaremos, se o negarmos, também Ele
nos negará. 2ª Timóteo 2:12
Objetivos: que a criança ...
·Aprenda o que é perseverança.
·Que a criança entenda que todo vencedor persevera no seu propósito.
·Que a criança abandone toda preguiça.
Quebra-gelo: Colocando as anteninhas na formiga
Material: Duas copias da cabeça da formiga. (debaixo de estudo) . 2 Lenços ou panos pra vendar
os olhos.2 Lápis.
Dividir a célula em dois grupos. Cada grupo escolhe um representante ao que se vendarão os olhos.
As folhas serão fixadas na parede. Os dois ao sinal do líder deverão, de olhos vendados e com
lápis em mãos, tentar colocar as 2 anteninhas na cabeça da sua formiga. Os integrantes do grupo
podem orientar com palavras o lugar correto de fazer as antenas. Ganha o grupo que conseguir
colocar as anteninhas no lugar correto em menos tempo.
Xô Preguiça!!
A Palavra de Deus muitas vezes fala da vida da gente comparando nossas atitudes e caráter a
determinados animais. Fala da formiga pra falar do preguiçoso, das águias, dos pintinhos, do leão,
da ovelha, do porco, do jumento, do boi, da vaca, do gafanhoto, etc.
Como é linda a Palavra de Deus!!!
Hoje começamos uma serie de estudos sobre estes assuntos. Nestas próximas células Deus
falará muito a nossa vida aprendendo com os bichinhos que ele criou!
Hoje vamos falar da formiga. O que você sabe do comportamento dela?
Sim, ela é perseverante, obediente, sabe trabalhar em grupo, cada uma exerce uma função que
abençoa a comunidade toda, etc.
Nós como filhos de Deus vencedores também temos que desenvolver essas qualidades. Vou
contar pra vocês uma historinha.
Há alguns anos atrás na China Comunista havia uma grande perseguição aos cristãos. Os
comunistas os perseguiam e pegavam os crentes, torturando-os até eles renunciarem a sua fé em
Jesus Cristo. Não contentes com isso fazim até que xingassem o Senhor. Também as pessoas que
possuíam Bíblias eram pressas, atormentadas e até mortas. Todas as Bíblias e livros evangélicos
eram queimados. Pastores e líderes evangélicos eram alvo de muita perseguição e morte. Muitos
crentes só viviam fugindo, mal se alimentavam e dormiam por causa da sua fidelidade e
perseverança em pregar o evangelho, e e também porque vigiavam para não ser pegos pelo
exercito vermelho (comunista). Figura 1
Um missionário muito fiel conseguiu fugir pela selva enquanto o exercito capturava e espancava
muitos crentes numa vila onde o evangelho era pregado. Correu por muitas horas temendo pela
sua vida. Figura 2
Até que encontrou uma velha casa abandonada, em ruínas. Entrou para se esconder do exercito.
Figura 3
O missionário estava muito triste, cansado, com frio e muita fome. Fechou os olhos e começou a
chorar amargamente. Nesse momento se lembrou das palavras que um homem que o tinha
denunciado na cidade para o exercito disse para ele: “Se você continua pregando o mataremos.
Se você renuncia a Jesus e desiste de ser crente deixaremos você viver e o perdoaremos”. O
Missionário chorou mais alto e se sentiu tentado a abandonar o Senhor Jesus. Pensou que o único
caminho para viver era desistir da fé. Figura 4
Enquanto pensava nisto abriu os olhos e viu uma pequena formiga que carregava um grão de trigo
três vezes maior do que ela. Ela estava tentando subir o grão de trigo pela parede com muita
insistência. Figura 5
A pequena formiga subia um trechinho e caia novamente. Ela pegava novamente o grão e tentava
subir de novo. O crente ficou admirado com o trabalho da formiguinha e decidiu contar os intentos
da formiga para subir a parede. Contou 69 vezes! Figura 6
Quando chegou ao intento número 70, a formiguinha conseguiu vencer! Ela conseguiu subir a
parede com o grão nas costas! Enquanto a formiguinha trabalhava o crente muito emocionado
escutou a voz do Senhor no seu coração dizendo: “Meu filho não desista, seja como essa
formiguinha perseverante! Eu estou contigo, eu te amo. Necessito muito de você para pregar o
evangelho às pessoas que não me conhecem. Não tema, nada irá acontecer com você!”. O
missionário chorando olhou para a formiguinha e disse: “Obrigado pequena amiga, você acaba de
me dar uma grande lição. Serei corajoso e perseverarei até o fim”. Figura 7
E caindo de joelhos orou a Senhor pedindo perdão por ter pensado em desistir e disse: “Obrigado
Senhor por ter enviado essa formiguinha para que pudesse aprender com ela. Eu não me
renderei! Não voltarei atrás nem um pouquinho! Perseverarei até o fim! Serei fiel até a morte!
Ajude-me meu Deus, em nome de Jesus amém”.
E o missionário continuou perseverante pregando o evangelho para muitas pessoas e lembrando
sempre da perseverante formiginha. Figura 8
# O que é a perseverança?
# Veja o texto de 2ª Timóteo 2:12. O que é necessário para reinar com Cristo e ser um vencedor?
(perseverar e não negar ao Senhor)
# Veja o texto de Provérbios 6: 6 ao 11. Qual é a inimiga da perseverança? (a preguiça ficar
deitado todo o tempo ou só assistindo tv e não fazer as tarefas e coisas que nos pedem para
fazer, ser desobedientes aos nos pais e autoridades)
# Você é preguiçoso? Você começa a fazer alguma coisa e desiste? Quais coisas?
# Você persevera em ler a Bíblia, orar, ir à célula e no culto? Por quê?
# O que você deve fazer para ser uma criança perseverante?
Líder ministre fazendo uma oração para rejeitar a preguiça e a desistência.
Atividade:
Brinque de novo Colocando anteninhas na formiguinha

Deus pode usar e mudar a vida de qualquer pessoa - Visual



Visual para História "Deus pode usar e mudar a vida de qualquer pessoa"

Deus pode usar e mudar a vida de qualquer pessoa


Passagem bíblica: Atos 9:1-20
Texto para decorar: Romanos 1:16 Não me envergonho do evangelho, porque é o
poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê.
Objetivos: Que a criança:
·Saiba que Saulo era um fariseu com desejos de fazer o mal a Igreja do Senhor
Jesus.
·Saiba que Jesus chamou Saulo e mudou a sua vida para que o servi-se.
·Entenda que Jesus pode mudar qualquer pessoa, não importa o difícil e má que
seja.
·Peça ajuda para que Deus transforme as coisas na sua vida que atrapalham ser
um discípulos de Jesus.
QUEBRA-GELO:
Dividir a célula em quatro. O líder distribui um saquinho cheio de objetos e coisas
com pouco valor botões, linha, algodão, feijão, e qualquer objeto que se encontre
em casa e seja desnecessário. Entregar uma cartolina, cola e tesoura. Cada
grupo tem 10 minutos para fazer uma obra de arte usando as coisas de pouco
valor.
Quando os grupos terminem o líder chama um grupo por vez para que mostre a
sua obra de arte e expliquem o que fizeram.
Para finalizar o professor deve enfatizar que as crianças fizeram algo bonito com
coisas que não tinham valor.
Contando histórias:
Saulo era jovem ainda quando tinha participado da morte de Estevão, um homem
fiel a Deus que fora apedrejado por servir e pregar sobre Jesus. Saulo ficava
contente em saber que os cristãos eram perseguidos e maltratados
(Mostrar figura 1)
Saulo era um homem muito estudioso da lei. Ele tinha ganhado o respeito dos
seus superiores, que apoiavam as suas ameaças contra todos os discípulos de
Jesus. Saulo odiava os crentes, queria prendê-los e matá-los.
Muitos tinham medo, e a fama de Saulo tinha crescido e todos conheciam o seu
cruel coração. Por isso tinha o favor das autoridades do povo de Israel daquele
tempo, porque eles também queriam lastimar os crentes. Saulo estava muito irado
pelo crescimento e pelo espalhar do evangelho em todas as cidades depois da
morte de Jesus. Ele estava irado porque o nome de Jesus crescia. Os propósitos
de Saulo era acabar com os crentes em Jerusalém e em todas as cidades ao
redor. Por isso Saulo foi para falar com o sumo sacerdote para que lhe desse
autorização para perseguir os crentes em Damasco, uma cidade próxima. Saulo
pediu cartas para ter liberdade de entrar em Damasco e prender os crentes que
ali estiverem. O sacerdote deu a autorização e rapidamente Saulo saiu com um
grupo de soldados. Saulo tinha ficado sabendo que em Damasco havia muitos
crentes e queria acabar com eles.
Quando Saulo ia a caminho de Damasco, aconteceu algo extraordinário. Um luz
muito intensa vinda dos céus o deixou cego e o fez cair no chão. ( Mostrar figura 2)
E então um voz muito poderosa disse a ele:
Saulo, Saulo. Por que me persegues?
Quem é o senhor? Respondeu Saulo.
A voz respondeu:
Eu sou Jesus, aquele que você está perseguindo. Levante-se e entre na cidade, e
ali dirão o que você deve fazer.
Foram poucas palavras, todos ficaram perplexos! Os soldados se aproximaram e
o ajudaram a entrar na cidade, pois Saulo tinha ficado cego. OS soldados tinham
visto a luz mais não tinham ouvido nada.
Depois de três dias de jejum, sem comer nem beber nada, recebeu a visita de um
discípulos chamado Ananias. Ele estava ali porque Deus lhe dissera numa visão
que fosse encontrar um homem chamado Saulo. Além disso Deus lhe disse que
este homem era escolhido para pregar o nome de Jesus para as nações, os reis e
para o povo de Israel.
Ananias obedeceu ainda que tinha um pouco de medo porque já havia ouvido falar
do que Paulo fazia com os crentes.
Chegando na casa colocou as mãos na cabeça de Saulo e lhe disse:
“Meu irmão Saulo, o Senhor que me mandou aqui é o mesmo Jesus que você viu
na entrada de Damasco. E ele me mandou para que você possa ver de novo e
ficar cheio do Espírito Santo”.
No mesmo instante algumas coisas parecidas com escamas de peixe caíram dos
olhos de Saulo, e ele pode ver de novo. Em seguida se levantou e foi batizado.
Depois passou vários dias com os crentes da cidade, aprendendo mais de Jesus
e em seguida começou a pregar nas sinagogas convencido que Jesus era o
Senhor. Saulo pregou a palavra de Deus em muitas nações e para milhares de
pessoas. Saulo agora era um homem transformado pelo poder de Deus, e o seu
nome passou a ser PAULO (Figura 3)
Nunca ninguém poderia imaginar que Saulo se tornaria um crente fiel. No entanto
Deus que vê os nossos corações escolhe quem ele quiser e o transforma em um
discípulo ungido. Deus pode usar e mudar a vida das pessoas assim como o fez
como Saulo, o perseguidor dos crentes.
Hora de Conversar:
·Que coisas na sua vida mudaram depois de receber Jesus em seu coração?
·Como seus colegas percebem que você agora é Filho de Deus?
·Que coisas ainda precisam mudar na sua vida para refletir Jesus?
Atividades:
Levar uma pessoa na célula que conte os eu testemunho. Levando objetos ou
fotos da antiga vida, e conte como Jesus os transformou.
Fazer um apelo para que as crianças que não receberam Jesus o façam
levantando a mão e fazendo-as repetir uma oração. E orar pelas outras crianças
para que Deus transforme na vida delas o que ainda precisa ser mudado.
Divida o grupo em dois grupos e façam uma peça de teatro representando a vida
da pessoa que contou o testemunho ou de alguma criança que tenha contado o
testemunho. Apresentar.

SELINHO LINDO....

As regras são: Diga seis coisas importantes sobre você
Repasse para seis amigas.


Seis coisas importantes sobre mim :

Amo a Deus
Amo minha família
Amo o Ministério com Crianças
Estou feliz
Tenho aprendido muito com meus irmãos
Quero aprender mais

Repasso para: http://atividadesdatiaangelica.blogspot.com

http://escolabiblicadom.blogspot.com

http://ebdensinandocomamor.blogspot.com

http://escolinhabiblicadagarotada.blogspot.com/

http://espacodomiga.blogspot.com/

http://tiadaniele.blogspot.com/

DIREITOS DA CRIANÇA CRISTÃ

1. Direito a não morrer pelos pecados cometidos. Jesus já pagou o preço exigido por Deus (Rm 5.8).
2. Direito de conhecer o Caminho, a Verdade e a Vida (Jo 14.6).
3. Direito a ser filho de Deus através de Jesus Cristo (Jo 1.12).
4. Direito à vida abundante em Cristo (Jo 10.10).
5. Direito a ter uma armadura completa para defender-se do mal (Ef 6.11).
6. Direito de orar e receber resposta (Mt 7.8).
7. Direito de ressuscitar no último dia (1 Ts 4.14).
8. Direito a um novo nome na Glória (Ap 2.17b).
9. Direito a pertencer ao corpo de Cristo e atuar como parte importante nele (1Co 12.22).
10. Direito de receber proteção e cuidado especial para obter um crescimento saudável no conhecimento de Deus.
CRÉDITOS: ensinandoospequeninos.blospot.com

EU SOU FRUTO DOS SONHOS DE DEUS


"A cada 22 segundos, uma criança morre. Não por fome ou por água contaminada, mas porque alguém fez uma escolha por elas. Alguém não queria ser incomodado, então fez uma escolha. Uma escolha de silenciar esta inconveniência, apesar dela ter sido causada por algo que eles próprios fizeram. Este incômodo é uma criança inocente, a qual está sendo silenciada todos os dias.Apenas na América, 1,37 milhões de crianças são abortadas por ano; 3.700 por dia. Minha geração faz parte do maior holocausto da história. 1/3 da minha geração tem sido assassinada. E é ½ da minha geração que tem realizado essa matança. E o que nós temos feito sobre isso? Nada. Nós falamos que não gostamos, mas não nos levantamos por isso.Então, uma outra pergunta para você hoje é, você é corajoso o suficiente para defender o que é certo? Você é corajoso o suficiente para fazer história? Em 22 de janeiro de 1973, o aborto foi legalizado nos Estados Unidos e desde então 40 milhões de crianças foram mortas. Nós não podemos ficar mais um dia sem deixar a nossa voz ser ouvida. Então você vai ficar e fazer-se ouvir?

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

DONA ARANHA

A DONA ARANHA
SUBIU PELA PAREDE
VEIO A CHUVA FORTE
E A DERRUBOU
JÁ PASSOU A CHUVA
O SOL JÁ VAI SURGINDO
E A DONA ARANHA
CONTINUA A SUBIR
ELA É TEIMOSA
E DESOBEDIENTE
SOBE,SOBE, SOBE
E NUNCA ESTÁ CONTENTE!

ALFABETO DO CRISTÃO

ALFABETO CRISTÃO
Amar a Deus sobre todas as coisas.


Buscá-lo de todo coração.


Clamar e orar pelo próximo


Devolver os dízimos para a obra do Senhor.


Estar sempre em comunhão com Deus.


Fugir das impurezas e idolatrias.


Guardar a Palavra de Deus em seu coração, meditar e praticar.


Hinos de louvores cantarás ao Senhor.


Ir freqüentemente à igreja.


Jejuar e orar para se santificar.


Ler a Bíblia diariamente.


Meditar na Palavra de Deus.


Não murmurar; crêr somente.


Orar sem cessar.


Pregar o evangelho à toda criatura.


Querer aprender sempre mais de Deus, e sobre Ele.


Render graças ao Senhor em todo tempo e todas as circunstâncias.


Servir ao Senhor e ao próximo com amor.


Tornar-se padrão de boas obras.


Ungir os doentes em nome do Senhor.


V iver pela fé.

AJUDANTE DO DIA - 2

Outro cartaz bem legal de Ajudante do Dia!
Muito lindo....

ATIVIDADES PARA REALIZAR COM CRIANÇAS DE 3 A 5 ANOS

-Jogos de memória
- Recorte e colagem (papel picado, grãos, contas).
-Rasgar papéis com as mãos.
-Amassar os papéis picados.
-Confecção de colares.
-Pintura a sopro, a dedo e/ou a pincel.
-Massinhas de modelar.
-Argila
-Brincar de faz-de-conta.
-Mímicas: rir, chorar, dar gargalhadas, fazer caretas, piscar.
-Dançar.
-Correr com e sem apoio.
-Equilibar-se num pé só.
-Reconhecer e nomear partes do seu corpo e dos outros.
-Brincar com água, terra, argila,areia, barro.
-Reconhecer os sabores, doce, salgado, amargo, azedo.
-Reconhecer as temperaturas: frio, quente, gelado.
-Participar de brincadeiras rimadas e ritmadas, cantigas de roda, canções folclóricas.
-Dramatizar cenas familiares e histórias curtas e repetidas freqüentemente.
-Observar e explorar o ambiente através do tato.
-Identificar formas: quadrado, círculo, triângulo, retângulo.
-Identificar cores.
-Representa, por meio de gestos, sem utilização de objetos,: o fechar portas, calçar sapatos, receber uma visita, cozinhar, lavar, etc.
-Rodinha para conversação.
-Andar imitando um trenzinho, transpondo obstáculos, passando por baixo de mesas eu formarão um túnel, circundar objetos.
-Morto-vivo (jogo)
-Andando, chegar a um ponto determinado na sala, equilibrando um objeto na mão, na cabeça, etc.
-Brincadeiras com bolas, petecas, balões, água, massa para desenvolver a percepção tridimensional, a percepção de distância e orientação espacial.
-Ajudá-la no desenvolvimento do vocabulário, encorajando-a na identificação das atividades realizadas nas tarefas diárias.
-Ensiná-la a identificar as roupas que usa e os diferentes passos no processo de vestir e despir.
-Confecção de bandinha rítmica, para propiciar o canto acompanhado de instrumentos musicais
- Exercícios para desenvolver a lateralidade.
-Desenho espontâneo com lápis de cera.
- Fazer como se pedalasse uma bicicleta: pernas duras e flexionadas
-Utilizar fantoches, teatro de máscaras, teatro de sombra para apresentação (histórias) às crianças.
-Corrida de cavalinho: fazer uma fila com as crianças e colocar pequenos obstáculos como latinhas, saquinhos de areia, espalhados pela área em círculo. Ao sinal de um apito, palmas, as crianças saem correndo procurando saltar os saquinhos.
-Imitar o pulo do sapo, do macaquinho, do coelhinho, o peixinho nadando, a minhoca se arrastando e o som de animais conhecidos.
-Desenhar um caracol no chão, as crianças devem andar em cima da linha, no sentido de ir e voltar.
- Manipulação de material de sucata.
-Conversar com as crianças ao máximo, aproveitando todos os momentos, tendo como temas sua família, seus brinquedos, seus amigos, suas brincadeiras.

domingo, 9 de agosto de 2009

A ARCA DE NOÉ - VISUAL




Lindo visual para contar a história da Arca de Noé.