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sábado, 8 de março de 2014

PROGRAMA COMPLETO PARA A PÁSCOA - O que é a Páscoa?

Querido professor de Ministério Infantil,

Você sabe o que significa a palavra "Páscoa" ?

Páscoa, por si só, significa PASSAGEM.

Bem... quando comemoraram a PRIMEIRA PÁSCOA?

Aproximadamente 1445 anos antes de Cristo, os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó viviam como escravos há mais de quatrocentos anos no Egito. A fim de libertá-los, Deus designou Moisés como líder do povo hebreu (Êxodo 3-4). 

Em obediência ao Senhor, Moisés dirigiu-se a Faraó a fim de transmitir-lhe a ordem divina: “Deixa ir o meu povo”. Para conscientizar o rei da seriedade da mensagem, Moisés, mediante o poder de Deus, invocou pragas como julgamentos contra o Egito. 

No decorrer de várias dessas pragas, Faraó concordava deixar o povo ir, mas, a seguir, voltava atrás, uma vez a praga sustada. Soou a hora da décima e derradeira praga, aquela que não deixaria aos egípcios nenhuma outra alternativa senão a de lançar fora os israelitas: Deus mandou um anjo destruidor através da terra do Egito para eliminar “todo primogênito... desde os homens até aos animais” (Êx.12.12)

Como os israelitas também habitavam no Egito, o Senhor emitiu uma ordem específica a seu povo. A obediência a essa ordem traria a proteção divina a cada família dos hebreus, com seus respectivos primogênitos. Cada família tomaria um cordeiro macho, de um ano de idade, sem defeito e o sacrificaria. Famílias menores podiam repartir um único cordeiro entre si (Êx. 12.4). 

Os israelitas deviam aspergir parte do sangue do cordeiro sacrificado nas duas ombreiras e na verga da porta de cada casa. Quando o destruidor passasse por aquela terra, ele não mataria os primogênitos das casas que tivessem o sangue aspergido sobre elas. Daí o termo Páscoa, do hebreu pesah, que significa “pular além da marca”, “passar por cima”, ou “poupar”. 

Assim, pelo sangue do cordeiro morto, os israelitas foram protegidos da condenação à morte executada contra todos os primogênitos egípcios. Deus ordenou o sinal do sangue, não porque Ele não tivesse outra forma de distinguir os israelitas dos egípcios, mas porque queria ensinar ao seu povo a importância da obediência e da redenção pelo sangue, preparando-o para o advento do “Cordeiro de Deus,” Jesus Cristo, que séculos mais tarde tiraria o pecado do mundo (Jo. 1.29). 

De acordo com a Bíblia, no livro de Êxodo, capítulo 12, versículo 31, naquela mesma noite Faraó, permitiu que o povo de Deus partisse, encerrando assim, séculos de escravidão e inaugurando uma viagem que duraria quarenta anos, até Canaã, a terra prometida.

A partir daquele momento da história, os judeus celebrariam a Páscoa toda primavera, obedecendo as instruções divinas de que aquela celebração seria “estatuto perpétuo” (Êx. 12.14). Era, porém, um sacrifício comemorativo, exceto o sacrifício inicial no Egito, que foi um sacrifício eficaz.

Entenderam então o que seria a Páscoa?


É momento de comemorar.. nossos irmãos ficaram cativos por tanto tempo! Assim nós também fomos libertos da escravidão quando Jesus morreu na Cruz por nós!
 

Pois bem, querido professor, ao entender essa mensagem, lê-la algumas  vezes, bem como as passagens bíblicas nela citadas,  você deve meditar sobre o texto de modo a estar preparado para ensinar as crianças.

Assim sendo, vamos começar o nosso programa?

DOMINGO DE PÁSCOA - PROGRAMA COMPLETO

Iniciaremos o programa contando a linda história da origem da Páscoa. A libertação do povo de Deus do Egito.
Para isso, você pode levar um vídeo que fala sobre o pecado e explicar a ligação entre uma coisa e outra.



Após a visualização do vídeo, você pode realizar uma dinâmica com as crianças:



O pecado
Objetivo: Reconhecer nossos erros e pedir perdão a Deus

Material: 

- Um copo (representa o nosso coração);
- Pedras pequenas (representam nossos pecados);
- Água (representa o amor de Deus);
- Uma bacia;
- Uma pinça ou pegador de gelo.

Desenvolvimento:

Apresentar um copo cheio d´água dentro de uma bacia. Explicar que Deus nos criou no amor e para o amor.
Deus nos fez "cheios" de sua graça, do seu amor de sua bondade, porém quando nos afastamos do amor de Deus o pecado vai entrando em nosso coração (colocar algumas pedras no copo com água) e vai ocupando o espaço do amor de Deus, assim o nosso coração fica duro, brigão, cheio de mágoas, violento, invejoso, mentiroso... tudo isso acontece quando não sentimos o amor de Deus.

E será que depois disso, depois de ter um coração empedrado, Deus nos abandona? Será que Deus deixa de nos amar?

NÃO - NUNCA!

Mas como Deus não desiste de nós, nos enviou seu Filho Jesus Cristo com o poder de perdoar nossos pecados e "limpar" o nosso coração do mal. (com o pegador ou a pinça tirar as pedras). Jesus é Deus, Ele quer e pode tirar do nosso coração tudo o que nos impede de sermos felizes. Agora que saíram os pecados (pedras que representam mentira, inveja, etc) o que ficou faltando? (mostrar o copo e esperar que respondam).

Pois é, como Deus nos criou para estarmos sempre cheios de amor, além de tirar os pecados Jesus também quer que sejamos felizes e quer nos encher com o seu amor, sua força.

Então, professor, você deve deixar bem claro que a Páscoa simbolizava já desde antes de Cristo, o sacrifício que Jesus faria e fez por nós!

Leve esse alfabeto maravilhoso que encontrei no blog http://profmarinalda.blogspot.com.br



SELINHO PARA OS MEUS IRMÃOS QUE TRABALHAM COM MINISTÉRIO INFANTIL.

Olá, se eu deixei uma mensagem no seu blog, não deixe de levar o seu selinho!
PARABÉNS !



JOGO DA BUGALHA OU DAS CINCO PEDRINHAS - Muito divertido !

Olha só, eu adorava esse joguinho, é o jogo das CINCO PEDRINHAS, também conhecido coMo BUGALHA, CINCO MARIAS....

Olha o que extraí do WIKIPÉDIA.

 “O jogo da bugalha é um jogo em que o objetivo consiste em pegar pedrinhas no ar. 
Ganha quem passar cinco fases. 
Na primeira fase é necessário pegar uma pedrinha de cada vez. 
Na segunda é necessário pegar duas de cada vez, e assim sucessivamente. 
Quem deixar cair, perde. Esse jogo também é conhecido, em algumas regiões, como 5 Marias, 7 Marias ou ainda como Aleija Mão.

No interior de São Paulo e em algumas outras regiões do país o jogo é constituído pelas fases:

1º - joga-se todas as peças para cima e tenta-se aparar o Maximo delas com as costas da mão. Cada peça que fica nas costas da mão vale dez pontos.
2º - joga-se uma das peças (à escolha de um dos adversários) para cima, e antes que esta caia, pega-se outra do chão (neste momento fica-se com as duas na mão) e em seguida separa esta uma que foi pega ao lado. Este movimento (jogar, pegar, separar) é chamado de jogada e repete-se até que acabem as peças.
3º - igual a fase dois, mas nas jogadas pega-se duas peças por vez.
4º - igual a fase dois, com uma jogada pegando uma, e outra pegando três.
5º - com as cinco na mão, joga-se uma para cima e coloca-se as outras quatro no chão. Joga-se esta uma pra cima de novo e pega-se as quatro.
6º - faz-se um gol com uma mão (polegar e indicador no chão), e enquanto se joga uma peça para cima, da uma palmadinha numa das peças do chão para que estas passem por dentro do gol. a ultima deve ser empurrada para o gol com uma única palmadinha. as demais, com duas.
Cada vez que a pessoa termina esta seqüência, volta ao inicio, somando-se os pontos da jogada anterior.
Se um jogador errar, ele passa a vez para o adversário e quando voltar a ser sua vez, ele pode continuar do inicio da fase em que tinha parado. Para iniciar as jogadas 2, 3 e 4 as peças devem ser jogadas no chão (e não colocadas).
As peças podem ser, alem de pedras, saquinhos (mais ou menos 3x4 cm) de tecido cheios de arroz, sementes, e tudo mais que a imaginação permitir.

Uma coisa interessante. Cristina Von, em seu livro “A história do brinquedo”, afirma que o jogo tem origens pré-históricas e seria jogado, por reis e nobres, com pedras preciosas!
Outra coisa para se pensar: se era jogado com ossos e sendo um jogo onde as peças são, de alguma forma, lançadas, sua origem é a mesma dos dados e do jogo de búzios! Ou seja, mais uma vez, acredito, temos aqui as artes divinatórias dando origem a um jogo popular.
Uma grande amiga, Dra. Ângela Kung, contou que fazia suas próprias “marias”. Mas uma delas, ela deixava mais cheia, Era a “maria” que era usada para ser lançada ao alto. Se entendi bem, o jogo ficava mais fácil assim...

BRINCADEIRAS ANTIGAS PARA AS CRIANÇAS - ABRE-FECHA

Quando eu era crianças, brincávamos de muitas coisas... tínhamos diversos passatempos.....
Hoje em dia as crianças parecem se divertir apenas com equipamentos eletrônicos, TV...
Bem, nesse capítulo vou tentar ajudar os papais e os avós de plantão... Vamos brincar e ensinar as crianças a brincar!

Abaixo, posto uma brincadeira que adorava o ABRE-FECHA.
Trata-se de uma dobradura de papel em que a criança abre e fecha a dobradura e a outra criança escolhe uma cor. Ao escolher, aquele que estava com o abre-fecha levanta uma parte do papel e diz uma "qualidade" daquele que escolher a cor. 
Encontrei num site outras idéias para o Abre-Fecha:

Outras idéias para você brincar com o seu abre-fecha:
1. Contas da tabuada para dizer a resposta.
2. Animais para imitar.
3. Músicas para cantar.
4. Países ou Estados para dizer as capitais.
5. Cores para dizer em inglês. 


Fonte: www.divertudo.com.br

Vamos aprender a fazer o ABRE-FECHA?


Para dobrar, pintar e brincar!
É muito fácil fazer este "abre-fecha" para brincar com os amigos! Você só precisa de um quadrado de papel (mais ou menos 15cm de cada lado) e canetinhas coloridas (ou lápis de cor).

1 - Dobre as pontas de cima para baixo, formando uma casinha.

2 - Faça igual com as pontas de baixo.

3 - Fica um balão.

4 - Vire do outro lado.

5 - Agora repita os passos 1, 2 e 3, dobrando as pontas para o meio.

6 - Fica assim!

7 - Dobre ao meio, virando um retângulo.

8 - E de novo, virando um quadrado.

9 - Abra, ficando como no passo 6.

10 - Agora pegue as canetinhas e pinte as bolinhas.

11 - Na parte de trás de cada triângulo (no verso), você escreve um adjetivo, como "lindo", "bonito", "fofinho", "divertido", "legal".

12 - Enfie os dedos indicadores e polegares nos "buracos" formados pelos triângulos.

13 - Aí, você abre e fecha seu brinquedo, conforme o número que seu amigo escolher, de 1 a 10. Daí, peça para ele escolher uma cor. Depois, é só ver o que está escrito atrás dela!
Sugiro que não coloquem adjetivos para depreciar o colega, isso não é legal, né?